Estudo conclui que 2 minutos de exercício intenso fazem bem à saúde

São Paulo – Você já deve ter ouvido falar nos exercícios intervalados de alta intensidade, conhecidos pela sigla em inglês “HIIT”. Um novo estudo concluiu que apenas 2 minutos de exercícios já podem gerar efeitos positivos para a saúde.

Publicada no periódico científico American Journal of Physiology, a pesquisa analisou 8 voluntários em diferentes rotinas de exercícios e coletaram biópsias musculares antes, logo depois e três horas após a atividade física.

“Isso sugere que o exercício pode ser prescrito de acordo com as preferências do indivíduo enquanto ele ainda gera sinais parecidos com os que estão relacionados com adaptações metabólicas benéficas. Esse estudo tem importantes implicações para melhorar nosso entendimento de como o exercício pode ser usado para melhorar a saúde metabólica na população”, escreveram os autores do estudo.

A rotina de intensidade moderada avaliada foi de 30 minutos de ciclismo a metade do esforço máximo. O treino de alta intensidade intervalada foi de 4 minutos de esforço a 75% do máximo, seguidos de um minuto de descanso. Por fim, a atividade de alta intensidade foi de 30 segundos de ciclismo a 100% do esforço, seguidos de 4 minutos e meio de descanso a cada novo arranque.

Os resultados mostraram que os níveis de respirometria mitocondrial não tiveram diferenças significativas nas diferentes rotinas de exercícios, seja nos 30 minutos de ciclismo contínuos ou nos 30 segundos (totalizando 2 minutos) feitos com intervalos de descanso.

Vale notar que a pesquisa não investigou ativamente o impacto dos exercícios na perda efetiva de gordura, mas apenas nos seus benefícios à saúde metabólica.

Fonte:Exame

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © GUIA WEST - Sistema de Guia Comercial