Região Central: dois hospitais suspendem agendamento de cirurgias eletivas e UFSM cancela aulas

Priorizando o uso de insumos para cirurgias de urgência e emergência, o Hospital de Caridade de Santa Maria suspendeu o agendamento de cirurgias eletivas. A medida é reflexo da greve dos caminhoneiros, que impacta o abastecimento no país.

De acordo com Luis Gustavo Thomé, diretor técnico do hospital, os cerca de 250 procedimentos que já estão marcados serão mantidos. Se, durante a semana, algum material faltar, os médicos serão comunicados com antecedência para que remarquem a cirurgia com os pacientes.

A mesma situação ocorre no Hospital de Caridade de Santiago. A instituição adiou 20 procedimentos eletivos e novos também não são marcados para garantir que não faltem materiais e medicamentos para casos de urgência.

Hospital Universitário mantém refeições apenas para pacientes 

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), suspendeu a partir deste sábado  (26), o fornecimento de refeições  a acompanhantes, alunos, residentes e profissionais da instituição, como forma de manter por mais tempo a alimentação dos pacientes, que também poderá sofrer alterações de cardápio em função do desabastecimento de alimentos.

De acordo com o diretor administrativo do Husm, João Vasconcellos, a instituição ainda tem alimentos para pacientes – com algumas restrições – para entre 8 e 10 dias. Desde a última quarta-feira (23), o Husm não recebe carregamento de produtos perecíveis:

— Frutas e verduras já não temos à disposição. Carnes temos alguns tipos e outros não. Temos uma segurança porque as aulas na universidade foram canceladas e podemos, assim, conseguir alguns produtos do restaurante universitário. A restrição será mantida até a normalização do abastecimento.

Vasconcellos acrescenta que já há também restrição de materiais e medicamentos. Situação, que segundo o administrador, por enquanto, está sendo contornada e não traz maiores impactos. Na segunda-feira (28) será feito um novo balanço para definir como se manterá o serviço:

— Na segunda-feira, em se mantendo essa situação, provavelmente teremos que ter algumas outras restrições com relação a internação e cirurgia. Faremos um novo levantamento e teremos que tomar outras medidas.

Suspensão das aulas

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as aulas, concursos e seleções públicas até segunda-feira (28). As demais atividades e os serviços essenciais permanecem sem alteração.

Em relação aos servidores da instituição, as chefias estão orientadas a considerar a possibilidade de abonar eventuais atrasos ou faltas, ocasionados por esta situação. Na segunda, será feita uma nova análise da questão.

O 2º Fórum de Comunicação Pública, que seria realizado nos dias 29 e 30 de maio, será adiado com nova data a ser definida.

Fonte:Zero Hora

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © GUIA WEST - Sistema de Guia Comercial